Introdução

Este documento tem por objetivo auxiliar a instalação da extensão do System Center Operation Manager 2007 R2 para servidores baseados na distribuição Debian.

A ferramenta Microsoft System Center Operations Manager permite a redução de custos no gerenciamento de servidores de dados dentro de um ambiente. Proporcionando a visão das informações de estado, saúde e performance, assim como alertas de disponibilidade, performance, configuração ou segurança que agilizam o processo de manutenção de um ambiente heterogêneo de tecnologia da informação.

Atualmente, esta ferramenta suporta os seguintes sistemas operacionais Unix:
• AIX 5.3 (Power), 6.1 (Power)
• HP-UX 11iv2 (IA64/PA-RISC), 11iv3 (IA64/PA-RISC)
• Red Hat Enterprise Server 4 (x86/x64), 5 (x86/x64)
• Solaris 8 (SPARC), 9 (SPARC), 10 (SPARC/x86)
• SUSE Linux Enterprise Server 9 (x86), 10 (x86/x64), 11 (x86/x64)

Porém, o uso de servidores Linux da família Debian representa um fatia expressiva no mercado de tecnologia da informação. Partindo desta informação, propomos a extensão da ferramenta Microsoft System Center Operations Manager para essa necessidade do mercado.

Instalação

Assume-se que o ambiente já possua alguns pré-requisitos configurados, como o OpsMgr 2007 R2 Management Server, Windows Server 2008 R2, System Center Operation Manager 2007 R2 Cross Platform Update.

A primeira tarefa a ser realizada é enviar ao servidor alvo o pacote .deb, para instalar os daemons que fornecem o serviço de monitoramento do servidor deve-se utilizar o comando:
dpkg –i nome_pacote;

Agora com o agente instalado, devemos utilizar os serviços fornecidos pelos daemons para verificar se a primeira tarefa foi realizada com sucesso.
• ./opt/microsoft/scx/bin/tools/scxcimcli -n root/scx ei SCX_OperatingSystem
• ./opt/microsoft/scx/bin/tools/scxcimcli -n root/scx xq "select name from SCX_DiskDrive"
• ./opt/microsoft/scx/bin/tools/scxcimcli -n root/scx xq "select * from SCX_FileSystemStatisticalInformation"

Concluído a primeira tarefa, a próxima a ser executada é a criação dos MP(Management Pack) que são os pacotes de gerenciamento que serão incluídos no System Center Operation Manager 2007, para fins de monitoramento do servidor.

Para fins de descobrimento do cliente por parte do servidor System Center Operation Manager 2007 R2, devemos executar o segundo comando:
winrm enumerate http://schemas.microsoft.com/wbem/wscim/1/cim-schema/2/SCXOperatingSystem?_cimnamespace=root/scx -username:root -password:password -r:https://maquina-linux.dominio:1270/wsman -auth:basic –skipCACheck –encoding:UTF-8.
O download de um management pack ja preparado para servidores debian esta disponivel na secao de downloads.


Configuração Avançada

No caso de ocorrer problemas ao decorrer da instalação, deve-se adotar uma segunda abordagem considerada mais técnica, porém recomendada.
O Microsoft Cross-Platform Providers (XPlatProviders) é um conjunto de CMPI (padrão aberto utilizado através de uma interface de programação entre um servidor CIM, que define como gerenciar elementos em um ambiente de TI, e CIM provedores, neste documento denominado de daemons).
O processo de compilação e instalação dos daemons está descrito na parte Documentation do projeto no codeplex. E a criação do management pack necessário.

Last edited Aug 11, 2010 at 8:22 PM by mizobe, version 5

Comments

No comments yet.